
O que esperar
Os participantes da Corrida do Gelo encontrarão um percurso com características geográficas favoráveis à performance, marcado por um relevo predominantemente plano, com variações altimétricas mínimas, típico da região. No entanto, o principal desafio será o clima. Realizada em dezembro, no início do período mais chuvoso da Amazônia, a corrida ocorrerá sob condições de calor intenso e umidade relativa do ar muito elevada, em torno de 85%. Essa combinação resulta em uma sensação térmica elevada e pode dificultar a regulação da temperatura corporal dos atletas. Há uma probabilidade considerável de chuvas, que podem ocorrer antes, durante ou após o evento, alterando as condições da pista e a experiência dos corredores.
Recomendações
Para esta prova, a aclimatação é fundamental, especialmente para atletas de regiões mais secas e frias. Recomenda-se chegar com alguns dias de antecedência para adaptar o corpo ao calor e à umidade. A hidratação deve ser intensificada nos dias que antecedem o evento e mantida rigorosamente durante a corrida, aproveitando todos os postos de hidratação. A escolha do vestuário é crucial: opte por roupas leves, de cores claras e tecidos tecnológicos que facilitem a transpiração. O uso de boné ou viseira e protetor solar é indispensável. Em relação à estratégia, tanto para amadores quanto para experientes, é prudente adotar um ritmo inicial mais conservador do que o habitual para avaliar a resposta do corpo às condições climáticas severas. O objetivo principal, sobretudo para os iniciantes na distância de 7km, deve ser completar o percurso de forma segura e saudável.
Este site não é o organizador deste evento, nem tem quaisquer relações ou obrigações com seus organizadores. As informações dessa página foram obtidas de diferentes fontes da internet, e podem estar incorretas/incompletas. Caso seja o responsável por este evento e queira entrar em contato com nossa equipe, ou tenha alguma correção a sugerir, clique aqui.